sábado, 26 de fevereiro de 2011

Você sabe usar o e-mail?



Muita gente acha que sabe. Vamos fazer um teste: você sabe para que serve o campo CC e o que ele significa? E o CCO (em inglês, BCC)? Se você não respondeu a essas perguntas, acredite, não está sozinho. Por incrível que pareça, enviar e-mails pode ser uma tarefa mais complexa do que se imagina visto que, uma simples mudança de comportamento, pode evitar ENORMES dores de cabeça.

Sabe aquela tonelada de propaganda não autorizada (SPAM) e vírus que você recebe em seu e-mail? A culpa pode ser culpa única e exclusivamente sua! Isso mesmo.

Por quê?

Bom, você tem três maneiras de enviar o mesmo e-mail. Vou falar de cada uma delas e o que elas representam para a manutenção da sua caixa de e-mails... e da minha!

Tanto em programas de envio de e-mails, quanto nos webmails, no momento do envio, encontramos um formulário a ser preenchido. Este formulário conta com os seguintes campos: Para, Cópia Carbono (CC ou, em inglês, Carbon Copy), Cópia Carbono Oculta (BCC ou Blind Carbon Copy), Assunto e o campo de texto, onde é digitado o seu e-mail.

O que nos interessa, neste momento, são os campos Para, CC, CCO, bem como o campo de texto.

O campo PARA, Cópia e Cópia Oculta são onde você coloca os destinatários do e-mail. Mas há diferença entre eles.

O campo PARA serve para definir as pessoas principais a quem o e-mail está destinado. Todos os contatos colocados neste campo ficam visíveis para quem receber o e-mail.

O campo Cópia carbono (CC) serve para definir os destinatários secundários do e-mail, e também ficam visíveis para quem o recebe. Ex: E-mail para Fulano, com uma cópia para Beltrano. Os dois conseguem ver para quem o e-mail foi enviado.

O campo Cópia Carbono Oculta (CCO ou BCC) serve quando você quer enviar e-mails para várias pessoas, sem que uma saiba do envio para a outra. Ex: E-mail enviado para Fulano, com cópia para Beltrano e cópia oculta para Cicrano. Cicrano vê que o e-mail foi enviado para os dois primeiros, mas estes não vêem que o e-mail foi enviado também para ele.

A caixa de texto também é importante porque, em caso de encaminhamento do e-mail, revela não só quem enviou o e-mail como também, se o remetente foi descuidado colocando todos no campo PARA ou CC, se vê para quem o e-mail foi enviado.

Sempre que puder, LIMPE esta lista enorme de e-mail que fica antes da mensagem ou, melhor ainda, simplesmente copie a mensagem original, e cole em um novo e-mail, em vez de encaminhar.

Estes pequenos e simples cuidados com toda certeza vão evitar que o seu endereço de e-mail (o meu, e o de seus amigos!) vá parar nas mãos de algum SPAMMER que se aproveite para enviar lixo, vírus, etc.

Como você pôde observar, a internet não é culpada por muitos dos atos de INSEGURANÇA que nós mesmo praticamos.

P.S.: A NETiqueta recomenda que sempre que, ao enviar e-mail para várias pessoas, o campo CCO seja usado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário