quinta-feira, 4 de junho de 2009

SISTEMA OPERACIONAL

Todo computador precisa, além das partes físicas, de programas que façam essa parte física funcionarcorretamente. Existem vários programas para várias funções, como digitar textos, desenhar, calcular, fazer mapa astral, e muitas outras...
Para poder utilizar os programas que têm função definida (como os citados acima), é necessário que ocomputador tenha um programa chamado Sistema Operacional. O SO (abreviação que vamos usar a partir de agorapara substituir Sistema Operacional) é o primeiro programa a “acordar” no computador quando este é ligado, ou seja,quando ligamos o computador, o SO é automaticamente iniciado, fazendo com que o usuário possa dar seuscomandos ao computador.
Entre as atribuições do SO, estão: o reconhecimento dos comandos do usuário, o controle do processamento do computador, o gerenciamento da memória, etc. Resumindo, quem controla todos os processos do computador é o sistema operacional, sem ele o computador não funcionaria.
Existem diversos tipos e versões de Sistemas Operacionais no mundo, entre eles podemos citar, para conhecimento: Windows, Linux, Unix, Netware, Windows NT , OS 2, MacOS, entre outros.
O Sistema operacional que vamos estudar, por ser o mais difundido entre os computadores pessoais e por ser cobrado nos concursos é o Windows .

Nenhum comentário:

Postar um comentário