quarta-feira, 12 de novembro de 2008

SOBRE O ORKUT

O Orkut foi criado em janeiro de 2004 com o objetivo de estabelecer redes sociais,
isto é, fazer com que as pessoas fizessem amigos pela internet.
Seu nome vem de seu projetista: Orkut Büyükkokten, engenheiro do Google.
Desde que foi criado, o Orkut já possui mais de 30 milhões de usuários.

Achou muito?

E se eu disser que esses números são apenas do Brasil?
É verdade, o Brasil é o segundo país no ranking de usuários do Orkut.
Com tanta gente assim no Orkut, muita gente se pergunta “o que tem de tão legal assim?”.
A resposta é fácil: há uma série de coisas que você pode fazer no Orkut e se divertir.

Como por exemplo, lembra daquele seu amigo de escola que você não vê desde aquela época? Experimente dar uma procurada no Orkut, você poderá se surpreender ao encontrar não só ele, como a turma toda.
Outra coisa legal de se fazer no Orkut é participar de comunidades.
Você poderá conhecer pessoas com os mesmos gostos e opiniões, trocar idéias, criar amizades com pessoas de outros estados e até mesmo de outros países.
Você gosta de fazer brincadeiras com seus amigos? Experimente usar o BuddyPoke, uma ferramenta super divertida onde se pode criar um Avatar e “pokear” com os amigos, você pode dançar, tocar instrumentos, apostar corrida, cumprimentar seus amigos entre outras coisas.

Agora, uma coisa séria.
Com tanta coisa legal para se fazer no Orkut, acredita que tem gente que entra apenas para prejudicar os outros?
É por isso que tem que se ter cuidado com o perfil no Orkut.

Algumas dicas importantes:

1– Adicione no Orkut apenas pessoas que você conheça na vida real, você já reparou que na web todo mundo é bonzinho? É claro, a pessoa que está interessada em fazer algo de errado com você não vai contar, vai se passar por amigo. Por isso a importância de não se adicionar estranhos.

2 – Quando criar seu perfil, clique em “configurações”, depois em “privacidade” e escolha quem poderá acessar suas fotos, vídeos e scraps. Permita que só seus amigos vejam.

3 – Cuidado ao colocar fotos no Orkut. Algumas pessoas poderão “roubá-las” para manipularem e colocarem em sites de conduta duvidosa. Outro cuidado com as fotos é de não mostrar a frente da sua casa, o carro ou algo que possa identificar seu perfil econômico e sua localização.

4 – Quando for participar de alguma comunidade, não entre em comunidades que identifiquem seus bens e propriedades, muito menos o local onde estuda, trabalha ou mora. Como “moradores do condomínio tal”, “meu pai possui um carro tal”, “galera do colégio tal”. Se alguém estiver mal intencionado, você só vai facilitar a vida desta pessoa participando de comunidades assim.

5 – O respeito é bom e todo mundo gosta. Procure agir no Orkut como age na vida real. Procure tratar as pessoas com respeito e denunciar os abusos cometidos por usuários inconscientes e irresponsáveis.

Usando estas dicas, sua navegação no Orkut será mais segura e divertida


(Colaboração da Eliane Abel de Oliveira - Coordenadora Pedagógica do CDI-PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário